Articulação de Mulheres do Amapá, realiza Treinamento de Midia

Articulação de Mulheres do Amapá, realiza Treinamento de Midia
As representantes que compõe o Comite Politico da AMA, participaram do treinamento que aconteceu na Escola Estadual Rivanda de Nazaré, no dia 11 de Agosto de 2007, um momento de grande importancia onde muito se refletiu sobre o papel da midia no enfrentamento a violencia contra mulher no Amapá. Relatos de casos de mulheres que sao vitimas de seus parceiros, orientaçoes de como argumentar com essa mulher que é vitima e precisa romper esse circulo e nao consegue por inumeras questões, muita alegria, compromisso e fortalecimento na missao da AMA, assim foi o clima do Treinamento!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Treinamento de Midia no Amapá



` No dia 11 de Agosto de 2007 - Sábado, a Articulação de Mulheres do Amapá - AMA, realizou o Treinamento de Mídia no Enfrentamento a Violência contra Mulher, para as Mulheres que compõem o Comitê Político da articulação. Na Escola Estadual Rivanda de Nazaré, no Bairro Novo Horizonte.


O Treinamento de Mídia terá dois módulos: radio e televisão.


Trabalhar no Combate á Violência contra mulher, precisa ser um trabalho constante, onde nós mulheres precisamos encontrar formas de argumentar com as outras que estão vivenciando este ciclo difícil de romper, e que não tem uma receita definida, e sim a ser construída.


Áurea Brito – Coordenadora da Articulação de Mulheres comentou:”A Mulher é um ser apaixonado, a emoção é mais presente nas atitudes da mulher, mesmo ela sofrendo a violencia, ela sonha com o homem que ela se apaixonou, ele bate... Sai e volta com flores, caixa de chocolates, diz que ama e ela acredita nas palavras daquele homem que ela construiu uma historia. E na verdade nenhuma mulher que ver seu lar destruido, entao para isso acreditamos muito na necessidade de se implantar e implementar uma politica de reeducação, para os homens agressores. Afinal nenhum ser humano nasce agressor!”


“Quem dera se no primeiro, segundo ou terceiro tapa, essa mulher fosse tomar ciência do que esta acontecendo, e arrumasse suas coisas de casa e fosse embora e denunciasse!” Completou Joaquina Lino Conselheira do Movimento Articulado da Amazônia – MAMA.O momento de reflexão entre as mulheres presentes foi de grande importância, para avaliação das atividades e das lacunas que podem ser preenchidas na mídia para levarmos informações sobre o enfrentamento a violência contra mulher.


O Treinamento contou com orientações sobre qual a melhor postura em uma entrevista de radio, como organizar todas as informações acumuladas sobre a temática e levar de fato a informação para as mulheres que tem o rádio como meio de informação.


Nossos Agradecimentos a Estudante de Jornalismo da Faculdade SEAMA, Raquel do movimento Hip Hop, A Direção da Escola Estadual Rivanda de Nazaré e a cada mulher que não mede esforços para contribuir com essa luta, que não é somente da articulação, e de toda sociedade, mesmo essa sociedade sendo omissa, nos temos que continuar nessa jornada.

O treinamento que faz parte de uma das estratégias da Articulação Brasileira de Mulheres - AMB, que no mês de Junho de 2007, realizou a capacitação para mulheres da região norte e nordeste, em Fortaleza, onde o Amapá contou com a presença da Coordenadora da AMA, Aurea Brito e a Coordenadora de Comunicação - AMA, Rejanne Soares.

Palavra das Multiplicadoras
"Poder perceber nos gestos, e no brilho do olhar de cada mulher que participou do treinamento, que estamos compartilhando conhecimento e passando em frente parte do que aprendemos com a experiências das companheiras Jacira Melo e Mariza Sanematsu do Instituto Patrícia Galvão, foi fundamental para cumprir com confiança e firmeza nosso papel de Multiplicadora. Estou satisfeita de poder contribuir com esse processo e tema delicado e que precisa muito de nossa atenção.”Rejanne Soares


“Após a capacitação em Fortaleza, tenho o compromisso em repassar as mulheres integrantes do comitê político no estado do Amapá, o treinamento em midia, e durante a realização da multiplicação, as mulheres relataram casos, ou perceber o dialogo com o tema de enfrentamento e a Mulher e a grande perspectiva é um resultado positivo após o treinamento!”Áurea Brito.

Escrito por: Rejanne Soares - Comunicação da AMA.

Nenhum comentário: