A discriminação contra a mulher começa na infância e vai até a velhice. Em alguns casos, começa até mesmo antes do nascimento, na seleção do sexo do embrião.
No caso da violência doméstica contra os idosos, a imensa maioria das vítimas são mulheres. Segundo Maria Antonia Gigliotti, aos 77 anos, presidente do Conselho Municipal do Idoso da cidade de São Paulo, isso “tem a ver com a lógica do sistema patriarcal, que considera que a mulher vale menos do que o homem, não importa a idade que ela tenha. Também conta o fator financeiro: as mulheres idosas são normalmente bem mais pobres do que os homens idosos”.
Fonte: Unifem, Maria, Maria nº 0.
Faça o download do Estatuto do Idoso em http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/03_1492_M.pdf.
Veja também:
Sugestão de pautasO direito ao aborto no caso de violência sexual Esta e outras sugestões de reportagens abordando fatos sobre a violência contra as mulheres que são pouco ou nunca tratados pela imprensa podem ser encontradas nesta seção.
Banco de Fontes Se a pauta é violência contra a mulher, nesta seção você encontrará dados para contatar fontes fundamentais.
Quem diz e o que se diz "A violência é tão corriqueira que muitos homens não a identificam. É uma geração que foi criada para não levar desaforo para casa."Fernando Acosta, psicólogo.
"A violência não é natural. É um comportamento aprendido."Marcos Nascimento, coordenador de projeto do Instituto Promundo.
Pesquisa Organizada por Rejanne Soares - Comunicação - AMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário